Developing 21st century skills in the classroom: Critical Thinking

© JayWay Travel

© Luxury Travel Advisor

Split, 5 a 11 julho

Split, a maior e mais importante cidade da Dalmácia, na Croácia deu-nos as boas-vindas enquadrada por uma pequena península na margem oriental do Mar Adriático e pelos montes Kozjak e Mosor.

Hoje conhecemos uma das nossas formadoras, Ana Puljak, que para além de uma excelente comunicadora, conduziu a sessão de introdução ao curso de uma forma assertiva e muito clara. Simpática e acolhedora recebeu-nos num agradável espaço aberto, o que fez antecipar uma experiência extraordinária.

20200706_084549.jpg
20200707_104806.jpg
20200707_123949.jpg

Soft Skills and Critical Thinking

Hoje em dia, além dos conhecimentos relacionados com conteúdos específicos das disciplinas, importa (e muito) fomentar o desenvolvimento de competências transversais ao currículo e foi nessas que a nossa formadora nos propôs refletir, com particular incidência no pensamento crítico.

De hoje, ficou em particular o seguinte: ter pensamento crítico implica não só questionar o que nos rodeia com rigor, mas também saber receber críticas que nos sejam feitas, pois o erro faz parte da aprendizagem.

Os conteúdos abordados acerca das temáticas "soft skills" e "hard skills" fizeram-nos repensar as práticas enquanto docentes, estabelecendo um compromisso pessoal e com a Escola na criação de novas estratégias de atuar na comunidade educativa onde nos inserimos.

What makes a Good Teacher Great?

Na sessão dinamizada por Dario Čaljkusić, a reflexão partiu de uma pergunta feita a mais de trinta mil alunos: O que é que faz de um bom professor um ótimo professor?

Houve respostas extraordinárias ("A great teacher eats apples."), mas quase todas caracterizavam o professor como alguém criativo, surpreendente, próximo, mas também responsável, rigoroso, desafiador. Um bom professor pode ser aquele que canta, que come maçãs, que adora ensinar...

Uma reflexão sobre a perspetiva dos alunos, e sobre a nossa experiência, pode conduzir-nos ao nosso próprio conceito.

Façamos por ser ótimos.

20200706_090010.jpg
20200707_104854.jpg
20200705_190819.jpg
20200706_112605.jpg
20200705_202220.jpg

The Role of Critical Thinking in Decision Making Process

Tendo como pano de fundo o mar e a envolvência da Galeria Mestrović, todo o trabalho coordenado pela formadora Ana, esteve centrado na Taxonomia de Bloom e a sua real concretização na sala de aula. Neste workshop, o grupo de formação partiu da Taxonomia de Bloom e das categorias por este apresentadas: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

O exercício consistiu em, a partir de uma cena de um filme ou de livros, por exemplo, colocar a questão mais adequada a cada uma destas categorias de forma a comentar o pensamento crítico.

Being a 21st Century Teacher

Ser professor no século XXI não significa centrarmo-nos nas novas tecnologias e esquecer aprendizagens feitas anteriormente; pelo contrário, na presente sessão recordamos e refletimos sobre a Taxonomia de Bloom (1956): partimos, pois, do conhecimento para o desenvolvimento de competências e capacidades através do constante questionamento, do pensamento crítico.

Como promover tais aprendizagens? Urge estarmos atentos aos alunos e às suas particularidades, bem como às estratégias e atividades propostas ao longo do processo, devendo estas ser tão diversificadas quanto possível.

Há que dar especial atenção às diferentes tipologias facilitadoras das aprendizagens de cada aluno (saber interpretar qual o melhor fio condutor para a transmissão do conhecimento e a transposição para a sua experiência de vida presente e futura).

Mindfulness in Nature

"Vamos fechar os olhos..."

Assim começou a sessão Mindfulness in nature, no jardim do Museu Arqueológico de Split, durante a qual se abordou a relevância da utilização desta estratégia nas escolas.

No Mindfulness é importante aprender a controlar a respiração, abstrair o nosso pensamento de factos passados e futuros e concentrarmo-nos no presente, para que os níveis de stress diminuam. A prática do Mindfulness para além de diminuir os níveis de stress, diminui os casos de bullying, aumenta os níveis de concentração e melhora os resultados académicos.

mindfulness-children-diploma-2.jpg
20200708_145557.jpg

Plitvice Lakes

20200708_144223.jpg
20200708_113140.jpg

Creative motivating techniques for students – storytelling

Em sala de aula, o recurso ao storytelling como motivação ou como estratégia de aprendizagem poderá ser uma mais-valia, uma vez que os alunos podem assim aprender mais facilmente.

Apelando à imaginação e através de histórias/curiosidades os alunos ficarão mais motivados para a aprendizagem. Esta estratégia desenvolverá competências de trabalho colaborativo, entre outras, que são promotoras das competências inscritas no Perfil do Aluno do século XXI.

"É que há histórias que nunca se esquecem."

DSC_0042.JPG

Improving Social Skills: Effective Communication

Uma boa comunicação é a base de uma boa interação e dependerá sempre da tolerância e do compromisso dos interlocutores envolvidos. De que vale que pais e professores, professores e alunos, alunos e pais, entre outros elementos da comunidade educativa, se confrontem sem que exista efetivamente comunicação?

É, pois, fundamental ouvir o outro, compreender o seu ponto de vista e só então apresentar fundamentadamente uma perspetiva distinta.

Overcoming challenges - Workshop

O workshop de hoje teve como ponto de partida as dificuldades sentidas pelos professores de diferentes países. Estas dificuldades são comuns às escolas e aos professores.

Pais, papéis, professor multifunções na sala de aula... Estes são apenas alguns dos desafios a enfrentar nos dias de hoje. Como os ultrapassar? Que soluções?

Se os pais estão à nossa espera à porta da escola logo pela manhã, agradecemos a sua presença com um sorriso e escutamo-los.

Se há muitos documentos a preencher nas reuniões, pedimos a colaboração dos colegas.

Se nas nossas turmas os alunos têm um desempenho muito diferenciado, partilhamos as nossas dificuldades com os outros docentes e construímos juntos a solução.

Os docentes enfrentam diariamente uma multiplicidade de desafios, não basta ser especialista na sua área, terão também que ter grandes competências relacionais e comunicacionais. Toda a comunidade os questiona e têm que estar aptos a dar resposta a todas as solicitações, assim como a encontrar soluções para a resolução de problemas com que os alunos e famílias se debatem diariamente.

O professor dos nossos tempos terá que ser um "Super Herói".

DSC_0036.JPG
DSC_0056.JPG
DSC_0024.JPG

Let's play!!!

Como aprender com jogos?!?! Estratégias que podem ser utilizadas para rever conteúdos, memorizar ou para treino de cálculo mental.

 

"Aprender" e "brincar" são dois vocábulos que, apesar da descrença de alguns, se podem efetivamente associar. Nesta sessão conhecemos uma nova ferramenta que pode ser utilizada no âmbito de todas as áreas curriculares, sendo as atividades também adaptadas às diferentes faixas etárias. Com o "Active Floor", é possível desenvolver e consolidar aprendizagens, individual ou coletivamente. Sem dúvida, uma forma divertida de aprender. 

sketch-note-game-based-learning.png
trans.png
Newsletter 1.JPG
Newsletter 2.JPG
Newsletter 3.JPG
Newsletter 4.JPG
Newsletter 5.JPG
Newsletter 6.JPG
Newsletter 7.JPG
IMG-20200711-WA0001_copia.jpg
certified.png

RESULTADOS

  • EM CONSTRUÇÃO

Work-in-progress-1024x603-300x177.png

IMPACTO E TRANSFORMAÇÃO

  • EM CONSTRUÇÃO

Work-in-progress-1024x603-300x177.png
blog-logo.png

Blogue dos participantes

red-links-button.gif
etwinning.png
27172100866634.jpg
Logo ESC cor.jpg
KA1-Mobility-Projects-360x240.png
transferir.png
erasmuscamarate.jpg
VISITAS A ESTA PÁGINA