Job Shadowing:
Ambientes Educacionais Inclusivos
Marsala
9 a 13 de maio de 2022
As nossas vistas enchem-se de um azul cristalino, rasgado pelo amarelo de um sol único: Sicília à vista!
Nas ruas, as habitações enfeitam-se com o amarelo avermelhado das areias do deserto, cor predominante das terras do Mediterrâneo.
As pessoas, faladoras impulsivas, com sorrisos rasgados nas suas caras, abrem os braços para nos receberem. E ainda sem o sabermos, quase que arriscamos dizer que a inclusão é realidade nesta terra fustigada por invasões constantes de povos tão diferentes.
E é nesta coexistência de povos e culturas que o Instituto Abele Damiani desenvolve uma forte cultura de inclusão.
"Icebreaker" - Cultural Visit
“Going to Sicily is better than going to the moon.”
Gabriel Garcìa Màrquez
Receção de boas-vindas no Istituto Statale di Istruzione Secondaria Superiore "Abele Damiani"
Na chegada à escola, fomos recebidas pelo Diretor da instituição, o Dr. Domenico Pocorobba, a coordenadora da atividade de Job Shadowing, a professora Brigida Urso, assim como por outros elementos da comunidade escolar.
Visitámos os vários espaços da Escola, e ficámos a conhecer a sua história, a forma como está organizada e o sistema educativo italiano.
O Instituto "Abele Damiani", por ser uma escola virada para o ensino profissional, recebe mais alunos com Necessidades Educativas Especiais e, através de um ensino focado numa componente prática, estes alunos recebem ferramentas facilitadoras direcionadas para atividades do dia-a-dia, bem como atividades que têm em vista a sua inclusão no mercado de trabalho.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Masterclass pela Academia Zicaffè
Durante esta atividade foi possível testemunhar a envolvência de alunos com Necessidades Educativas Especiais numa Masterclass organizada pela Academia Zicaffè, no âmbito do curso profissional de Técnico de Bar e Restaurante. Aqui vimos como os alunos aprendem os segredos do café e se tornam “artistas” na arte de preparar um "Cappuccino", uma bebida italiana preparada com café expresso e leite.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão Práticas de agricultura na Quinta Badia
Na Quinta Badia (polo do Instituto A. Damiani), através da visualização de atividades práticas desenvolvidas no âmbito da temática da agricultura, foi possível observar o desempenho de diversos papéis por parte dos alunos, de acordo com as suas caraterísticas individuais, assim como estratégias para a sua integração no grupo turma.
Este tipo de atividades são de particular interesse para a Escola Secundária de Camarate, dado que, em breve, terá um espaço dedicado à Ciência, o Clube de Ciência Viva na Escola, onde, entre muitos outros projetos, se pretende dar continuidade ao projeto de vermicompostagem, criar canteiros para atrair insetos polinizadores e instalar hotéis de insetos.
Na Escola Secundária de Camarate encontra-se em desenvolvimento, desde há quatro anos, o projeto "Worm Revolution - Um projeto de valorização de resíduos e fertilização orgânica", que abrange a temática da vermitecnologia, através dos processos de vermicompostagem e de vermicultura. Neste contexto, criou-se com o Instituto Abele Damiani uma oportunidade de partilha de boas práticas sobre este exemplo, enquanto contributo para a educação ambiental no contexto educativo. A partilha foi muito produtiva, esperando ter contribuído para a melhoria da qualidade ambiental junto da comunidade educativa e envolvente, através da sensibilização para a utilização da vermitecnologia, valorizando os resíduos sob o ponto de vista material, formando e sensibilizando para o seu tratamento local.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Workshop de Cozinha e Pastelaria
Nos campos da cozinha e da pastelaria, muitos são os papéis a desempenhar que permitem a inclusão e a integração de alunos e futuros profissionais. As duas escolas, Escola Secundária de Camarate e Instituto A. Damiani, disponibilizam na sua oferta formativa o referido curso, e com a participação neste workshop foi possível conhecer como se desenrola todo o processo de preparação de refeições, desde a escolha dos alimentos (alguns produzidos na Quinta Badia), à sua confeção e serviço.
Todo o processo de preparação de refeições, desde a escolha dos alimentos (alguns produzidos na Quinta Badia), à sua confeção e serviço, tudo realizado com qualidade, simpatia e um rigor de enaltecer. Podemos dizer que as refeições são deliciosas e dignas de um restaurante de luxo!!!
20220509_132523 | 20220512_135937 | 20220512_134123 |
---|---|---|
20220512_131906 | 20220512_103338 | 20220512_100755 |
20220511_140528 | 20220511_134957 | 20220511_133329 |
20220511_133250 | 20220511_132123 | 20220511_130946 |
20220511_130855 | 20220510_143510 | 20220510_142225 |
20220509_143302 | 20220510_140208 | 20220510_133824 |
20220509_134121 | 20220509_140459 | 20220509_141945 |
20220512_141018 |
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Enólogos e Mestres Cervejeiros
Outro dos cursos tecnológicos existente no Instituto A. Damiani é o de Enologia, no qual os alunos aprendem as técnicas necessárias à produção de vinho, desde a plantação das videiras na Quinta Badia até ao produto final e respetivo engarrafamento.
Este curso permite aos alunos o acesso direto à universidade para frequentarem o curso superior de Enologia. Efetivamente através das aprendizagens e do rigor que se pretende no produto final, os vinhos aqui produzidos já receberam prémios, sendo comercializados no exterior, e servidos no restaurante que a escola tem para prática das diversas áreas tecnológicas existentes no Instituto, e onde se servem refeições a clientes exteriores à escola.
Mas daqui não saem só alunos especialistas em vinhos, mas também mestres cervejeiros, pois o fabrico de cerveja artesanal é mais uma das vertentes de aprendizagem. A participação neste laboratório de produção de cerveja artesanal permitiu, mais uma vez, confirmar que cada aluno, de acordo com as suas características, pode desempenhar uma tarefa no processo, fazendo do trabalho de equipa o sucesso de todos os intervenientes e do produto produzido.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Drama: atividade de integração extra curricular
Também numa vertente como a do Teatro, uma das atividades extracurriculares do Instituto A. Damiani, é admirável como se descobrem nos alunos desta instituição capacidades que transcendem o expectável. A observação das estratégias implementadas e dos resultados obtidos constituiu uma mais valia para a Escola Secundária de Camarate, dado que esta proporciona aos alunos, enquanto oferta formativa, uma área denominada Oficina de Expressão Dramática.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Professores e técnicos intervenientes
Uma das principais diferenças entre as duas escolas no que respeita ao apoio a alunos com necessidades educativas especiais é o número de intervenientes (professores e técnicos) que trabalham com estes alunos, diariamente, na escola italiana, sendo o rácio de cerca de um professor e um técnico para cada aluno.
Atividade de Job Shadowing: Observação de estratégias de inclusão
Partilha de Estratégias
Ao longo da semana, e em todas as atividades, tivemos oportunidade de observar, debater e partilhar estratégias de integração e inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Algumas das estratégias incluíam o envolvimento destes alunos em atividades práticas relacionadas com o curso; definição e atribuição de tarefas específicas; acompanhamento individualizado pelos professores e técnicos; responsabilização dos alunos pelas suas funções e tarefas.
Tivemos igualmente oportunidade de debater e trocar ideias no que respeita a estratégias e métodos utilizados na inserção de alunos migrantes, nomeadamente alunos que vêm do continente africano.
Uma experiência marcante...
A atividade de Job Shadowing no Instituto Abele Damiani representou não só aprendizagem, partilha, mas também a descoberta de pessoas apaixonantes que transmitem com arte, o amor pelo que fazem, superando obstáculos e criando uma escola Universal para Todos os que nela estudam!!!
Ao chegar a Marsala deparámo-nos com o slogan:
“Marsala cuore del Mediterraneo”,
e é com o coração cheio que deixámos dias plenos de partilhas, experiências, e de vivências numa escola e numa cidade onde o coração impera.