top of page
Tejo-river-Lisbon-3.jpg

Lisbon Special Edition
Facing Diversity: Inclusive education strategies for students with fewer opportunities

Inclusion Starts With I - Learning to Live Together

Day One - 20 julho

Form1.png

Foi um privilégio estar presente dia 20 de julho nesta ação de formação. Numa escola multicultural como a nossa, este tema é de enorme relevância para a promoção de competências e atitudes de educação inclusiva.

Fomos agradavelmente surpreendidas pelo acolhimento das formadoras e do grupo constituído por várias nacionalidades (romena, polaca, grega, espanhola, croata, eslovena). Com uma metodologia predominantemente prática e motivadora, que permite a descoberta, fomos abordando temas como: a relação entre cultura e inclusão, o preconceito e os limites da tolerância; estereótipos e preconceitos na sala de aula.

Destacamos as seguintes atividades para desenvolver a consciência sobre inclusão social:

- o Icebergue cultural. Consideramos fundamental a perspetiva apresentada da cultura como um icebergue, podendo reconhecer que cada um dos nossos jovens apresenta por analogia um icebergue: elementos da sua cultura que podemos ver (aparência, língua, vestuário,…) e outros que não se veem (comida favorita, música, talentos, tradições familiares, expectativas, …).

Form2.png
Form3.png
Form4.png

- Descrição, interpretação e avaliação de imagens. Cada grupo teve de descrever uma das quatro imagens, identificar pontos positivos e negativos e, finalmente, descrever os sentimentos provocados.

Concluímos que é muito importante ensinar aos nossos alunos a distinguir os diferentes tipos de olhar bem como saberem reconhecer diferentes formas de discriminação. A forma de estar, pensar, atuar e de encarar o outro sem julgamentos, interpretações ou opiniões. É um processo longo, que deve ser potenciado, mexe com algumas das nossas crenças mais enraizadas, baseadas em estereótipos sem qualquer validade.

- Barreiras na comunicação. Uma escola multicultural é forçosamente multilingue. No entanto, para além de variedade de línguas, existem barreiras que poderão comprometer a eficácia da comunicação. A atividade que realizámos permite, de uma forma prática, refletir sobre esses condicionalismos. A atividade consistiu na descrição de uma imagem com um Tangram

Form14.png

Day Two - 21 julho

No dia seguinte, o grupo começou por refletir sobre o trabalho do professor e dos elementos necessários para o seu exercício profissional: conhecimentos, skills e atitude.

 

Por outro lado, para além dos conteúdos definidos pelos currículos das várias disciplinas, há um conjunto de competências-chave que é fundamental desenvolver para preparar cidadãos informados e ativos. Utilizando, mais uma vez, a modalidade do trabalho em grupo, foi possível constatar a multiplicidade de atividades criativas e motivadoras que poderão ser trabalhadas nas nossas aulas, tendo por objetivo o desenvolvimento destas competências.

Form5.png
Form6.png

Na segunda parte da sessão de trabalho deste dia, refletiu-se sobre a importância da criatividade na prática

Perfil do professor criativo

dos professores. Mais uma vez, em trabalho de grupo e de uma forma muito prática, constatou-se que é possível transmitir conhecimentos, desenvolver competências e promover atitudes positivas através de atividades inclusivas, criativas, por vezes não formais e, consequentemente, motivadoras e promotoras de aprendizagens.

 

As dinâmicas deste curso foram orientadas para desenvolver e aplicar conhecimentos, competências e atitudes relevantes na educação inclusiva.

form13.png

Day Three - 21 julho

Neste dia realizamos atividades/dinâmicas introdutórias à temática dos conflitos, num grupo quando os objetivos não são comuns ou quando não existe comunicação pode surgir o conflito. Por outro lado, o grupo deve cooperar e encontrar estratégias de resolução do problema, como por exemplo na atividade de cada elemento do grupo contar aleatoriamente até 30, sempre que exista mais do que um elemento a dizer o mesmo número a contagem recomeça…. perante a frustração, sem a linguagem verbal o grupo encontrou forma de alcançar o desafio proposto.

Foi importante a partir das várias dinâmicas refletir sobre as causas de conflito: má comunicação, diferentes valores, interesses divergentes, recursos limitados, conflitos de personalidade e mau desempenho. Consoante o conflito é possível adequar uma estratégia de gestão de conflito: compromisso, colaboração, acomodação, evitamento e competição.

Form9.png
Form8.png

Congratulations, Manuela e Ana!!!

Form10.png
Form12.png
gettyimages-958989442-612x612.jpg
resource-links-icon.png
blog-logo.png

Blogue dos participantes

etwinning.png
27172100866634.jpg
VISITAS A ESTA PÁGINA
WhatsApp Image 2021-11-09 at 11.45.54.jpeg
Agencia Nacional Erasmus  COR.jpg
Logo ESC cor.jpg
KA1-Mobility-Projects-360x240.png
a8f5c9_4dbe6eae3b404014b0d3e3de498c0cfa_
erasmuscamarate.jpg
bottom of page