Lisboa, 20 a 23 de julho
Foi um privilégio estar presente dia 20 de julho nesta ação de formação. Numa escola multicultural como a
nossa, este tema é de enorme relevância para a promoção de competências e atitudes de educação inclusiva.
Fomos agradavelmente surpreendidas pelo acolhimento das formadoras e do grupo constituído por várias nacionalidades (romena, polaca, grega, espanhola, croata, eslovena). Com uma metodologia predominantemente prática e motivadora, que permite a descoberta, fomos abordando temas como: a relação entre cultura e inclusão, o preconceito e os limites da tolerância; estereótipos e preconceitos na sala de aula.
Destacamos as seguintes atividades para desenvolver a consciência sobre inclusão social:
- o Icebergue cultural. Consideramos fundamental a perspetiva apresentada da cultura como um icebergue, podendo reconhecer que cada um dos nossos jovens apresenta por analogia um icebergue: elementos da sua cultura que podemos ver (aparência, língua, vestuário,…) e outros que não se veem (comida favorita, música, talentos, tradições familiares, expectativas, …).
- Descrição, interpretação e avaliação de imagens. Cada grupo teve de descrever uma das quatro imagens, identificar pontos positivos e negativos e, finalmente, descrever os sentimentos provocados.
Concluímos que é muito importante ensinar aos nossos alunos a distinguir os diferentes tipos de olhar bem como saberem reconhecer diferentes formas de discriminação. A forma de estar, pensar, atuar e de encarar o outro sem julgamentos, interpretações ou opiniões. É um processo longo, que deve ser potenciado, mexe com algumas das nossas crenças mais enraizadas, baseadas em estereótipos sem qualquer validade.
- Barreiras na comunicação. Uma escola multicultural é forçosamente multilingue. No entanto, para além de variedade de línguas, existem barreiras que poderão comprometer a eficácia da comunicação. A atividade que realizámos permite, de uma forma prática, refletir sobre esses condicionalismos. A atividade consistiu na descrição de uma imagem com um Tangram
Comments