Facebook - novo feed; Instagram - um Story; Telegram - Um audio; E-mail - nova resposta; Google - uma pesquisa; Google Earth - uma deslocação; Um alerta no Whatsapp e um novo Like; Uma foto do café e um novo Post do Instagram.... E de feed em feed, de post em post, de cick em click vamos, de forma ingénua e sem nos apercebermos ficando dependentes digitais numa sociedade do imediato, do superficial e do click e, sem que saibamos, permitindo que definam o nosso perfil digital.
Um controlo subtil, pernicioso e perigoso. O mundo passa a ser aquele que nos é apresentado no écran, as nossas escolhas são feitas em função do que nós vemos, tendo em conta o nosso perfil , as nossas ações são condicionadas pelo algorítmo/ Inteligência Artificial e passamos a ser manipulados pelas redes sociais, tonamo-nos o produto do seu negócio.
Esta manipulação provocada pelas redes sociais está a alterar os indivíduos e as sociedades e causa perturbação naqueles que criaram ou desenvolveram estas ferramentas, porque tudo muda muito rapidamente e, ainda, não se sabe quais as consequências deste rápido desenvolvimento à escala global.
As situações apresentadas no documentário e na palestra proferida por Mónica Lewinsk alertam-nos para os perigos deste novo mundo digital e para que façamos dele um uso mais contido e consciente .
Docs/Links Úteis
Comments