O Podcast ( Ipod + Broadcast) segundo a apresentação da Irena apresenta um conjunto de vantagens como:
alcançar um público vais amplo que de outra forma seria impossível; ser divertida; uma ferramenta de conteúdos audio passível de ser facilmente usada em qualquer lugar, mesmo sem internet, após ser descarregada e passível de monetização desde que o seu conteúdo se torne abrangente.
Poder ser feito sob a forma de entrevista, storytelling, conversação, documentário ou hibrído. Os recursos que se precisam são sobretudo um microfone de boa captação e um espaço suficientemente isolado para evitar o ruído e uma boa dose de imaginação para que os conteúdos e a sua transmissão captem a atenção do recetor.
Os programas sugeridos para a sua produção foram o Anchor, o Audacity e o Canva e uma das plataformas de alojamento das nossas publicações poderá ser o Spotify. Ficou o desafio de se pensar que tipo de conteúdos gostaríamos de fazer.
A produção de um filme que ilustrasse a nossa experiência na Finlândia durante a semana do curso foi a proposta de trabalho usando uma ferramenta de video.
A Formadora Cristina apresentou-nos uma nova ferramenta de produção de videos que pode ser bastante útil para quem não domina a realização de videos - KAPUWING- pela forma como permite orientar o trabalho de produção de um filme.
Durante a atividade prática o meu grupo elaborou um pequeno video sobre Suomenlinna e Porvoo que mostram um lago mais tradicional da Finlândia com recurso PP e o outro grupo elaborou sobre a experiência vivida em Helsínquia usando o editor de video do Lenovo.
Como reflexão global do curso considero que foi um curso interessante por abordar uma temática nova, mas muito pertinente relativamente à Literacia dos Media. Tomar consciência das mudanças que estão a ocorrer no mundo digital com a Inteligência Artificial e a velocidade a que todos estes processos se processam e as implicações que têm na vida das pessoas e na mudança dos comportamentos sociais foi muito importante.
Foi um curso em que muitas questões foram debatidas e o mais interessante a consciência da necessidade de um constante pensamento crítico face à mensagem que circula e o desenvolvimento de um uso mais cuidado e consciente das redes sociais.
Em termos pedagógicos considero que pude adquirir algumas ideias não só para trazer a debate muitas das questões abordadas, mas também, ferramentas para produzir conhecimento com conteúdos .
A Formadora e as futuras formadoras deram o seu contributo para tornar este curso interessante e atrativo.
Comments