Depois de uma reflexão sobre os mecanismos de funcionamento do nosso cérebro e da forma como esses processos influenciam a nossa percepção do mundo ( já descritos na reflexão de conjunto) e da forma como reagimos ou geramos uma opinião fiquei com ideia de que estes processos que são mais inconscientes e que não os dominamos como pensamos.
O conhecimento profundo destes mecanismos de funcionamento do nosso cérebro permite que os media criem conteúdos que consigam atingir o seu objetivo e influenciar o nosso comportamento relativamente ao assunto que é tratado assim como a sua intencionalidade.
Para entendermos a mensagem que é transmitida e a sua verdadeira intencionalidade é importante que se faça uma análise crítica com base em 5 questões: Quem criou o conteúdo? Porquê e para quem? Quem pagou ou está financiando e ganhando dinheiro com o conteúdo? Como é que a mensagem alcançar a atenção do público ( que técnicas/estratégias foram usadas e porque as escolheram)? Quem é o responsável pelo conteúdo?
Embora conscientes que somos facilmente manipuláveis, mas se por momentos pararmos e analisarmos determinado conteúdo publicitário ou de "Yellow Media" ... desenvolvemos uma atitude mais crítica e poderemos posicionarmos de forma diferente perante a notícia ou o conteúdo produzido e descobrir a sua verdadeira intencionalidade.
O que mais me impressionou além do discurso e dos videos apresentados, foi a questão da memória e como esta é facilmente manipulável. A nossa atenção do todo e do pormenor é variável, não conseguimos reter toda a informação à nossa volta e com o tempo deturpamos a realidade acreditando que é verídica .
- Este aspeto é importante em situações limite, como numa acusação de um crime e que pode levar a que se cometam graves injustiças.
Foi uma sessão particularmente profícua e muito estimulante possibilitando um conjunto de interessantes reflexões.
Sites que podem aportar mais informação de qualidade sobre o funcionamento do cérebro:
Comments