top of page

Manipulação

  • Foto do escritor: Teresa Graça
    Teresa Graça
  • 2 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura



Visualizámos o documentário “Social Dilema” realizado após o início da pandemia que está a afetar a vida a nível global. Neste documentário, alguns dos mentores das redes sociais alertaram para o efeito de adição que estas têm e para a manipulação a nível global que poderá vir a desembocar numa nova era em que os regimes democráticos, tão preciosos para o mundo ocidental, podem vir a ser postos em causa devido à manipulação da população, a nível mundial, através da utilização da inteligência artificial. Foram mesmo colocadas questões relacionadas com o aumento de conflitos que no seu extremo poderão culminar em guerras entre as nações ou mesmo dentro delas.

O rastreamento dos indivíduos pelo algoritmo, a partir de um simples click, condiciona as nossas escolhas e as nossas tomadas de decisão tendo--se chegado a situações de manipulação da população nas suas opções políticas em que foi dado o exemplo da eleição do Presidente Bolsonaro no Brasil. Estas questões, para mim, enquanto ser participativo na sociedade, conduzem-me a refletir sobre a sociedade futura e qual o legados que estamos a deixar às novas gerações.

Refletimos em torno de uma palestra efetuada por Mónica Lewinsky em que foi focado o poder que os media têm sobre factos do foro individual que ao passarem para a esfera pública entram no domínio daquilo que é denominado como ciberbulliyng, um dos grandes flagelos trazido pelas redes sociais que no presente está a afetar um grande número de indivíduos de qualquer faixa etária.




Comments


bottom of page