Introdução - Geografia da Grécia
Em Maio fui desafiada a vir à Grécia para realizar um curso de formação Erasmus.
A Grécia é um país peninsular e montanhoso localizado no sul da Europa Oriental, na península dos Balcãs. O país possui a maior costa da Europa (13.676 km), devido às suas inúmeras ilhas. A Grécia tem um total de 2.000 ilhas gregas, mas apenas 168 são habitadas.
O país é banhado a leste pelo Mar Egeu, a oeste pelo Jónico e o sul pelo Mar Mediterrâneo.
Atenas, a capital
Atenas é a capital da Grécia. Pertence à Prefeitura de Ática, localizada no centro do território grego. Attica é uma península cercada por quatro montanhas altas que formam uma bacia. Nesta bacia, a cidade e os subúrbios de Atenas foram construídos.
Existem mais de 2.000 ilhas gregas grandes e menores espalhadas no Mar Egeu e no Mar Jónico. A maioria deles está localizada no mar Egeu, entre o continente e a Turquia. A maior ilha grega é Creta e a segunda maior em Evia. Lesvos e Rodes vêm a seguir. Algumas das ilhas mais famosas são Santorini, Míconos, Rodes, Creta, Zaquintos e Corfu.
A viagem
Ser geógrafa é ser viajante é algo que, para mim, sempre combinou de forma perfeita. Um Geógrafo explora o Mundo, tenta compreendê-lo e explica-lo. Um viajante tira um enorme prazer da exploração do Mundo, estes dois aspetos combinam de forma perfeita.
Viajar é conhecer , novos países, novas culturas, outros povos, outras gastronomias e outros hábitos.
A presente viagem a Rodes – Grécia – permitiu viver uma nova experiência, muito enriquecedora e transformadora, aqui todos os intervenientes tinham um objetivo comum, o de melhorar as suas práticas letivas de forma a que os alunos aprendam melhor, mais e com prazer.
Conclusão
“Como a literatura, o amor e a dor, as viagens são uma bela ocasião para nos encontrarmos com nós próprios”.
Marguerite Youcenar
Comments