As sociedades têm sido moldadas mais pela natureza dos media através das quais o homem comunica, do que pelo seu conteúdo e pelas mensagens. A tecnologia tem tido um impacto social que tem mudado o percurso do Homem.
As preocupações sobre os media e o seu efeito social não são recentes, pois desde o tempo do filósofo Sócrates que se diz que a comunicação influencia o pensamento do Homem. Para Sócrates, o texto escrito tinha um perigo implícito, o da materialização do pensamento do seu autor, que ao ser lido podia ser indevidamente interpretado.
Com Gutenberg e a invenção da imprensa, descobriu-se uma máquina que no início foi vista como um “engenho de imortalidade”. Passou-se pela criação dos jornais, cujas notícias podiam manipular o pensamento do Homem e mais recentemente pela “imprensa amarela”, onde o relevante são os títulos apelativos com notícias pouco legítimas, as chamadas “fake news”.
Apesar de todos os perigos que acarreta, a tecnologia digital possibilita-nos pensar e fazer coisas novas, “viajar” pelo globo, comunicando eficaz e rapidamente. A tecnologia digital permite-nos quase tudo; e isso tornou o nosso mundo imaginário num mundo real.
© UNESCO IITE 1997-2021
https://iite.unesco.org/events/discussion-on-media-literacy-within-the-framework-of-the-moscow-global-forum-city-for-education/
Comments